Faustino Xavier de Novais: o bardo e a questão do dinheiro
Resumo
Quando os literatos precisam vender suas obras para sobreviver, a questão do mercado literário torna-se importante. Ao longo do século XIX, com o avanço do capitalismo em Portugal, alguns artistas passam a viver de sua produção intelectual. Dinheiro e pobreza, assuntos intimamente ligados, tornam-se temas de poemas, mesmo num período tradicionalmente tido como sentimental, como o Romantismo. Neste ensaio debruçamo-nos sobre a obra poética de Faustino Xavier de Novais (1820-1869), que além de escritor foi ourives, em busca dos modos como esses temas se manifestam em seus poemas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.