A percepção vertiginosa: imagens artísticas a partir da relação cinema-paisagem-poesia
Resumo
O propósito deste ensaio é correlacionar o filme Nós que aqui estamos, por vós esperamos (1998), de Marcelo Masagão, com o poema “Fotograma” (2008), de Luís Quintais, tratando justamente da relação cinema-paisagem-poesia. Segundo Gombrich (1965), imagens artísticas gerariam rememorações no espectador, alternando um diálogo possível entre a ideia de representação e ato simbólico. Tal paradoxo se aproximaria da questão proposta por Didi-Huberman (1998), sobre toda imagem reverberar uma crítica que, em si mesma, revelar-se-ia aurática, como a própria arte.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.