Pós-memória e intertextualidade como dispositivos da (re)construção da experiência da segunda geração nas narrativas de Djaimilia Pereira de Almeida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37508/rcl.2024.n52a1293

Palavras-chave:

Pós-memória, Literatura Pós-colonial, Diáspora Angolana, Transmissão de memória

Resumo

Este trabalho analisa, a partir das obras Esse cabelo (2017) e Luanda, Lisboa, Paraíso (2019), da escritora luso-angolana Djaimilia Pereira de Almeida, o procedimento da pós-memória como dispositivo relevante da (re)construção das narrativas da chamada segunda geração ou filhos da guerra. Os sujeitos desse processo cresceram rodeados por relatos, objetos e fotografias que se transformaram em uma forma de herança pós-colo­nial e ajudaram a formar a memória daquilo que não foi experienciado diretamente, mas de alguma forma lhes foi transmitido pela memória familiar e de grupo, ou seja, a pós-memória. Para tanto, percorreremos as trajetórias de Mila, Cartola e Aquiles, personagens dos referidos romances, que tiveram suas vidas transformadas pela imigração de Angola para Portugal. Objetivamos, com isso, trazer à luz a obra de uma importante escritora da diáspora angolana, evidenciar como se realiza a representação da experiência histórica e subjetiva dos sujeitos pós-coloniais e analisar os procedimentos narrativos que são próprios do discurso da memória e da pós-memória, termo originalmente proposto por Marianne Hirsch para tratar das transmissões de uma geração para outra de episódios ou eventos traumáticos. Apesar de recente, a obra de Djaimilia possui uma considerável fortuna crítica, logo, a opção por estudá-la a partir de um conceito ainda pouco explorado em suas narrativas, considerando os estudos de Marianne Hirsch (2008), Beatriz Sarlo (2007), Margarida Calafate Ribeiro (2013; 2020), António Sousa Ribeiro (2013), entre outros.

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Biografia do Autor

Tatiana da Cruz Tavares, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Mestranda em Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (PPGLETRAS-UEMS), Licenciada em Letras Português/In­glês e suas Literaturas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Lucilene Soares da Costa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora e Mestre em Letras pela Uni­versidade de São Paulo (USP), Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Desde 2006, é docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), onde atua na graduação e no mestrado profissional em Letras. Tem desenvolvido pesquisas e orientações sobre a formação de leitores e sobre as formas confessionais na literatura contemporânea em Língua Portuguesa.

Referências

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Publicado

2024-07-05

Como Citar

da Cruz Tavares, T., & Soares da Costa, L. (2024). Pós-memória e intertextualidade como dispositivos da (re)construção da experiência da segunda geração nas narrativas de Djaimilia Pereira de Almeida. Convergência Lusíada, 35(52), 127–149. https://doi.org/10.37508/rcl.2024.n52a1293