O século da imprensa n’Os Maias
Resumo
A partir da percepção da grande quantidade de referências a periódicos no romance Os Maias (1888), de Eça de Queirós, e dado o largo período do século XIX abarcado por seu enredo, buscamos fazer uma leitura na qual a história da imprensa periódica em Portugal e o romance iluminem-se mutuamente. As transformações sociopolíticas pelas quais o país passou desde a revolução liberal foram preponderantes para o desenvolvimento da imprensa. Assim, focando em algumas cenas do romance e no papel que os periódicos assumem na narrativa, acreditamos ser possível perceber como Eça via seu país e o que pretendia dele. Para isso, utilizamos como base de discussão, dialogando com Os Maias, o livro de José Tengarrinha, História da imprensa periódica portuguesa, cujo principal foco é precisamente a imprensa do século XIX.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.