Hibridismo e hospitalidade na literatura: a relação entre Portugal e o Brasil no século XXI
Resumo
A literatura contemporânea tem cada vez mais retratado o fenômeno da globalização, que abrange desde questões de foro econômico, consequência do neoliberalismo, a outras temáticas como o apagamento das fronteiras geográficas, ou o desenraizamento devido à emigração. Outra tendência que tem surgido nas letras do mundo falante de português é a do hibridismo cultural. Autores como Hugo Gonçalves, Inês Pedrosa, José Francisco Viegas e Luiz Ruffato situam sua trama e/ou personagens estrangeiros no universo brasileiro ou português, de modo a problematizar as identidades nacionais em nossos tempos de mobilidade global. Propõe-se discutir a questão da hospitalidade, tal como aparece em Derrida, de maneira a levantar questões da atual relação cultural e linguística entre Portugal e o Brasil.Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Espaços sociais: cognitivo, estético e moral. Ética pós-Moderna. São Paulo: Paulus, 2003. p. 167-212.
BHABHA, Homi. O Lugar da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
DERRIDA, Jacques; DUFOURMANTELLE, Anne. Da hospitalidade. Trad. Fernando Bernardo. Coimbra: Palimage, 2003.
GONÇALVES, Hugo. Enquanto Lisboa arde, o Rio de Janeiro pega fogo. 2. ed. Alfragide: Casa da Letras, 2013.
PEDROSA, Inês. Desamparo. Lisboa: Dom Quixote, 2015.
______. Escrever é destruir a solidão. Entrevista a Diogo da Costa Leal, Jornal de Notícias. Disponível em: <http://www.jn.pt/artes/interior/ines-pedrosa-escrever-e-destruir-a-solidao-4439266.html>, s.n.p., 7 mar. 2015. Acesso em: 15 jul, 2016.
RUFFATO, Luiz. Estive em Lisboa e lembrei-me de ti. Lisboa: Quetzal, 2010.
VIEGAS, José Francisco. Longe de Manaus. Porto: Asa, 2005.
______. Com o livro “Longe de Manaus” Francisco José Viegas vence Grande Prémio de Romance e Novela da APE, Público. Disponível em: <https://www.publico.pt/2006/06/07/culturaipsilon/noticia/francisco-jose-viegas-vence-grande-premio-de-romance-e-novela-da-ape-1260189>, s.n.p., 7 jul. 2006. Acesso em: 15 jul. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.