Um testemunho do contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2019.n42a304Palavras-chave:
testemunho, contemporâneo, mau tempo.Resumo
Estes escritos oferecem uma leitura do poema “Haste”, pertencente à coletânea A dolorosa raiz do Micondó (2006), da escritora e jornalista Conceição Lima, natural de São Tomé e Príncipe. Considerado um testemunho poético e crítico sobre o tempo em que se vive, “Haste” parece deixar exposta uma realidade — um contexto de existência — hostil. Essa realidade afeta dolorosamente a relação entre ser e mundo exterior. A poesia se mostra, pois, como lugar possível para o testemunho dessa experiência marcada pela intempérie, bem como para a resistência diante de seus efeitos.
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução: Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.
FELMAN, S. Educação e crise, ou as vicissitudes do ensino. In: NESTROVSKI, A.; SELIGMANN-SILVA, M. (orgs.). Catástrofe e representação: ensaios. São Paulo: Escuta, 2000. p. 13-71.
______. O inconsciente jurídico: julgamentos e traumas no século XX. Tradução: Ariani Bueno Sudatti. São Paulo: EDIPRO, 2014.
LIMA, C.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.