Movimentos da paisagem na poesia de João Cabral de Melo Neto
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2019.n41a314Palavras-chave:
João Cabral de Melo Neto, paisagem, cemitério, vida, morte.Resumo
A partir do conceito de paisagem enquanto percepção de um espaço, cuja dinâmica ocorre na inseparabilidade entre sujeito, lugar e figuração, pretende-se, no presente trabalho, abordar a paisagem em três poemas sobre os cemitérios pernambucanos publicados em Paisagens com figuras, de João Cabral de Melo Neto. Cada cemitério, pertencente às cidades de Toritama e de São João da Mata, desdobra-se em diferentes paisagens a partir da perspectiva pela qual é percebido pelo sujeito lírico. Para as diferentes imagens criadas, colaboram aspectos da geografia, da história, da economia, da cultura, dos hábitos e costumes do local filtrados pela sensibilidade estética do poeta que, com as paisagens construídas, consegue expressar de forma pujante a intensidade do ser, viver e morrer do homem nordestino.
Downloads
Referências
BERQUE, Augustin. El pensamiento pasajero. Tradução: Maysi Veuthey. Madrid: Biblioteca Nueva, 2009.
COLLOT, Michel. Do horizonte da paisagem ao horizonte dos poetas. In: ALVES, Ida; FEITOSA, Márcia Manir Miguel (Orgs.). Literatura e paisagem. 2. ed. Niterói: Editora da UFF, 2013a.
______. Poética e filosofia da paisagem. Tradução: Ida Alves et al. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2013b.
GOMES, Rafaela de Abreu. João Cabral, um poeta-crítico: poiesis e crítica. 2015. 163 f. Dissertação (Mestrado em Letras) — Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
LIMA, Luiz Costa. Lira e anti-lira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
MELO NETO, João Cabral de. Serial e antes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução: Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.