Do outro lado do mar: uma representação do Brasil em 'Desamparo', de Inês Pedrosa
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2019.n42a356Palavras-chave:
Desamparo, Inês Pedrosa, representações do brasileiro.Resumo
O presente artigo visa a discutir como se dá a representação dos brasileiros no romance Desamparo (2015), da portuguesa Inês Pedrosa. Por meio de uma leitura da obra, apontar-se-ão as principais características que o romance atribui às personagens, aproximando-as ou distanciando-as dos diversos estereótipos que rondam a imagem e a autoimagem do brasileiro, a fim de concluir qual a imagem do Brasil e dos brasileiros a autora oferece aos seus leitores.
Downloads
Referências
LUCAS, Isabel. Portugal e Brasil: orgulho e preconceito entre duas literaturas. Público, Lisboa, Caderno Ípsilon, 3 abr. 2015. Disponível em: https://www.publico.pt/2015/04/03/culturaipsilon/noticia/portugal-e-brasil-orgulho-e-preconceito-entre-duas-literaturas-1690391. Acesso em: 30 jul. 2019.
PEDROSA, Inês. Desamparo. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.