Viagem entre Brasil e Portugal
Resumo
Em 1938, a Academia Brasileira de Letras premiou a ainda inédita obra Viagem, de Cecília Meireles. No ano seguinte, a coletânea de poemas foi publicada em Lisboa, pela Editora Ocidente. A premiação do livro pela Academia Brasileira de Letras, entretanto, foi cercada de polêmica. À frente dos acadêmicos que defendiam a atribuição do prêmio a Viagem estava Cassiano Ricardo, que publicou em seguida o livro A Academia e a poesia moderna (São Paulo: Revista dos Tribunais, 1939), documentando as circunstâncias da premiação. Trata-se de uma obra pouco conhecida e não obstante fundamental para a história do Modernismo no Brasil, já que nela se discute, afinal, mais que a premiação de Viagem, a noção de moderno. Neste trabalho, procuro recuperar o importante e esquecido registro feito por Cassiano Ricardo, ao mesmo tempo lançando um olhar sobre o livro de poemas que Cecília considerou, ao definir a primeira edição de sua Obra poética, em 1958, como o marco inicial de sua obra. Viagem, como o próprio nome sinaliza, consiste numa travessia poética moderna que associa, numa via de mão dupla, Brasil e Portugal. Para além disso, a polêmica em torno da premiação de Viagem é também reveladora das circunstâncias em que a escrita das mulheres estabelece seus alicerces no Brasil da primeira metade do século XX.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.