Vivenciando os clássicos em sala de aula: adaptação d’Os Lusíadas para a literatura de cordel

Autores

  • Rodrigo Lucena Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Nailson Monteiro Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.37508/rcl.2020.n44a392

Palavras-chave:

Literatura clássica, Os Lusíadas, Adaptação, Cordel.

Resumo

Devido aos constantes debates a respeito das dificuldades de levar a litera­tura clássica para a sala de aula do ensino básico, e com base na premissa da literatura como um direito humano, surgiu o interesse por investigar uma alternativa viável — além das já existentes, como as histórias em quadrinhos — para a realização deste trabalho no ensino-aprendizagem de língua e literatura. O presente artigo, de cunho qualitativo, objetiva discutir sobre a escolarização da literatura e apresentar a possibilidade de utilização da obra clássica Os Lusíadas no ensino básico a partir do recurso da adaptação para a literatura de cordel. Para isso, tomou-se como aporte teórico autores como Alves e Marinho (2012), Calvino (1993), Can­dido (2011) e Soares (1999). Desse modo, pôde-se perceber que a vivên­cia com os clássicos no ensino básico é possível. Ademais, notamos que a adaptação, recurso criticado por alguns autores que argumentam em re­lação a um possível empobrecimento das obras literárias, quando realiza­da de maneira que preserve as características da obra adaptada, mantendo sua qualidade, mostra-se como um meio produtivo para a efetivação do contato entre os alunos e a literatura clássica, garantindo, assim, o direito à literatura. Para além disso, a adaptação não impede que posteriormente os discentes venham a ler a obra original; pelo contrário, serve de passo inicial a essa prática.

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Biografia do Autor

Rodrigo Lucena, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

É graduando em Letras — Licenciatura em Língua Portuguesa — pela Universidade Federal de Pernambuco.

Nailson Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

É graduando em Letras — Licenciatura em Língua Portuguesa — pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Lucena, R., & Monteiro, N. (2020). Vivenciando os clássicos em sala de aula: adaptação d’Os Lusíadas para a literatura de cordel. Convergência Lusíada, 31(44), 353–378. https://doi.org/10.37508/rcl.2020.n44a392