Feminismo no Brasil: primeiros desafios
Resumo
Este texto tem como proposta apresentar os primeiros desafios do feminismo no Brasil, em especial no fim do século XIX e início do século XX. Nesse período, as condições da sociedade brasileira careciam de melhor estrutura de maneira geral, mas ainda muito mais particularmente no contexto em que estavam inseridas as mulheres, principalmente em relação ao acesso à educação e ao trabalho. Assim, pensar esse contexto, considerando suas especificidades e tangências raciais e econômicas, a questão sufragista e a atuação das mulheres nos jornais da época, colabora para a compreensão da importância do movimento feminista no decorrer de sua história e contribui também para sua valorização na atualidade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.