D. João VI e os livros no Brasil: o caso da Real Biblioteca
Palavras-chave:
Real Biblioteca, D. João VI, Corte no Brasil, IndependênciaResumo
O presente artigo tem como objetivo contar a história e a saga da coleção chamada Real Biblioteca; este acervo de livros cuidadosamente reunido pelos monarcas portugueses da dinastia de Bragança. Por meio dos livros e de seus bibliotecários narraremos, também, a história comum, ou não tanto, de Portugal e Brasil: o terremoto de Lisboa, a transferência da corte e a própria independência do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.