O legado árcade no Brasil: a difícil mudança
Palavras-chave:
arcadismo, poesia, tradição, Minas GeraisResumo
A produção literária dos principais poetas do setecentos em Minas Gerais, embora sabidamente tenha chegado incompleta a nossos dias e, muitos de seus poemas, de forma lacunar, oferece um volume razoável de composições que possibilitam avaliar sua qualidade e importância no sistema literário brasileiro. Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Inácio José de Alvarenga Peixoto, em proporções diferentes, tiveram preservada parte de sua produção poética. Reler estes poemas é reconhecer, além das marcas da tradição anterior, os sinais formadores de uma nova tradição; é deixar-se instigar pela busca de respostas para a permanência de determinados textos ou sua rasura; é refletir sobre as releituras que destes poetas se fizeram, tornando-os de algum modo "precursores" de conhecidas reescrituras; é, mais que nada, refletir sobre a interferência, na cadeia da tradição, de mecanismos ideológicos reguladores da recepção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.