“Vede”, “olhai”: o sentido da visão na lírica camoniana
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2015.n33a56Resumo
Análise da função do sentido da visão na lírica camoniana à luz do conceito de heroico furor, de Giordano Bruno, com ênfase na estrita relação entre amor, imagem e visão. O amor heroico como impulsionador de uma busca interminável por um conhecimento superior em que os contrários se harmonizem numa síntese e a multiplicidade das coisas do mundo possa ser integrada numa unidade, o que permitiria alcançar um saber total de ordem divina. O amor sensível como um meio para o conhecimento, e o olhar como condição necessária para esse amor.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.