Eça de Queirós e a colonização do Oriente no século XIX
Resumo
No presente trabalho pretendemos averiguar três artigos escritos por Eça de Queirós (1845- 1900) para periódicos, durante a década de 1890, nos quais o escritor reflete sobre a política colonial que muitos países ocidentais ainda mantinham naquele contexto, com o objetivo de conquistar nações do Oriente. Trata-se dos artigos “O 14 de Julho. Festas Oficiais. O Sião” e “A França e o Sião”, ambos publicados no jornal Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, nos dias 13 e 20 de agosto de 1893, respectivamente, e do artigo “França e Sião”, publicado na Revista Moderna, em 1897. O discurso literário presente nos textos é muito significativo, pois revela as concepções do escritor acerca do tema e expõe um pensamento dissonante dos princípios colonizadores que norteavam os projetos de muitas nações e de muitos europeus no contexto finissecular do Oitocentos. Os três textos centram-se na explicitação e na análise crítica sobre os verdadeiros interesses que países do ocidente – particularmente a França e a Inglaterra – tinham sobre o continente asiático, mais especificamente, sobre um dos reinos localizado no sudeste da região, o Reino de Sião, a atual Tailândia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.