Agostinho da Silva e os Titãs
Palavras-chave:
Titanismo, Infantilismo, Vida PoéticaResumo
O mundo em que vivemos, o mundo como Agostinho da Silva o conheceu, está marcado pelo titanismo (das construções em altura das grandes cidades do mundo, dos vôos de metal cruzando os espaços, da comunicação das palavras e dos números vencendo enormes distâncias, da multidão inumerável dos automóveis etc.) e o infantilismo (patente no modo como os telemóveis, a televisão, os computadores, a internet, o futebol se tornam os mais comuns e gozosos entretenimentos da humanidade). Agostinho da Silva perante o espectáculo de um mundo em descida para o abismo continuava excepcionalmente a confiar nos homens e nas mulheres que incitava à valentia, esperança e crença que só o bem poderia estar no fim. Distinguindo-se das posições correntemente tomadas perante a fase actual do evoluir histórico, afirma que tudo depende da decisão do homem, que pode utilizar a tecnologia e a electrónica para ganhar o ócio, que é o pedaço de liberdade que o homem herdou do Paraíso. A sua filosofia poética é um Manifesto Contra o Trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.