Alguma luz sobre Mário de Sá-Carneiro: A orgia do fogo de Lúcio Vaz
Resumo
O trabalho propõe uma linha de leitura d’A confissão de Lúcio, de Mário de Sá-Carneiro, que, ao perscrutar, por meio de uma intrínseca relação com a imagem do fogo – destruição, purificação, ressurreição –, as suas conformações narrativas, procura compreender os processos em questão no fazer literário, a partir da concepção atribuída por Maurice Blanchot a tal trabalho realizado com a linguagem. Deste modo, a ideia de impermanência é convocada para ilustrar esta mesma desestabilização suscitada no plano ficcional, em que a busca pelos sentidos do texto, assim como as noções de autoria e obra, são problematizadas pelo projeto de alteridade encenado na narrativa. No jogo do verbo que trará a grande revelação, a luz que cega apresenta-se, assim, como resultado deste incessante exercício de busca pelo conhecimento – o encontro com o inominável –, o qual só é dado à custa de alto preço a ser pago: a certeza de que, ao final, tudo que se encontra são mais palavras.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.