O acervo bibliográfico do Gabinete Português de Leitura como lugar de memória e forma reconhecível: considerações acerca dessas aproximações
Resumo
Pretende-se compreender o Gabinete Português de Leitura (GPL) do Rio de Janeiro dentro de uma perspectiva histórico-política que trará como consequência a sua legitimação como espaço de cultura lusa por antonomásia. Busca-se delinear em linhas gerais como língua e literatura portuguesa, tidas como instituições, foram apropriadas pelo GPL como elementos na construção de uma instituição identitária portuguesa em solo brasileiro. Como suporte teórico-metodológico far-se-á uma abordagem em três linhas: a primeira tem por foco entender o GPL como instituição a partir de Douglas (1997), dessa autora também se apropria o conceito de “forma reconhecível”. A segunda linha trará à discussão as ponderações de Namer (1987) ao analisar as escolhas dos livros que compõem uma biblioteca como construção de memória e, por fim, pretende-se categorizar o acervo do GPL como um lugar de memória tendo como base a ideia de Nora (1993).Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.