As relações do Império do Brasil com a Santa Sé na obra do artista português Bordalo Pinheiro
Palavras-chave:
Bordalo Pinheiro, Caricaturas, Segundo Reinado, Santa Sé, História, BrasilResumo
Nesse artigo analisaremos os primeiros trabalhos produzidos pelo artista português, Rafael Bordalo Pinheiro, no periódico O Mosquito, publicado no Rio de Janeiro sobre a questão religiosa, que foi discutida na imprensa, em meados de 1870, sobre as relações internacionais entre o Império do Brasil e a Santa Sé.
O interesse por este caricaturista português surgiu no contexto de uma pesquisa mais ampla que visa identificar e discutir a produção de charges, caricaturas e alegorias alusivas à diplomacia, às relações internacionais do Segundo Reinado e primeira década da República, veiculadas nos periódicos ilustrados publicados no Rio de Janeiro. Projeto de tese em andamento no Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ, gerado a partir de pesquisa promovida, pelo Centro de História e Documentação Diplomática da Fundação Alexandre de Gusmão, sediado no Palácio Itamaraty do Rio de Janeiro.
Grande parte desse material pesquisado, principalmente o relativo a produção de revistas da segunda metade do século XIX, no Rio de Janeiro, foi realizado no Real Gabinete Porttiguês de Leitura, instituição cultural que abriga importantes coleções de periódicos ilustrados desse período. O material iconográfico levantado foi fundamental na construção das imagens de Brasil e, está relacionado com questões, e projetos políticos que permearam as relações sociais daquele período.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.