Nos 150 anos de morte de Almeida Garrett
Palavras-chave:
Almeida GarrettResumo
Nota prévia ao novo Romanceiro de Almeida Garrett: Tal como conhecemos, a recolha de trechos populares, contados e cantados pela gente do povo -do "povo povo, o povo dos campos", como o próprio Garrett precisou -, dando origem à compilação do primeiro Romanceiro da tradição oral portuguesa, não se cumpriu na totalidade do projecto que o seu autor apresentou. Conforme a arquitectura da edição, que o autor se propunha apresentar em 1851 sob a chancela da Imprensa Nacional - e excluindo o primeiro volume que compreendeu os "romances reconstruídos", da lavra de Garrett, a partir da matéria popular -, foi apenas editado em dois volumes o livro de "romances cavalherescos antigos de aventuras".
Recentemente, inéditos, foram encontrados os livros respeitantes a «lendas e profecias», pertença dos actuais herdeiros da biblioteca e espólio outrora deixado por Fernando Deslandes, ilustre bibliófilo e director da Imprensa Nacional no último quartel do século XIX.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.