O Brasil é português e não espanhol: confusões de prosódia
Palavras-chave:
Interculturalidade, Eça de QueirósResumo
A relação entre Portugal e o Brasil, nos planos cultural e especificamente linguístico, representa-se bem no diálogo de espelhos que reflectem imagens condicionadas por diversos factores: por preconceitos e por traumas, mas também por seduções e por fascínios. Em diversos momentos desse relacionamento, foram evidentes as atitudes ora de atracção, ora de rejeição, constituindo a língua (e também a literatura) um domínio privilegiado para observar a dinâmica de interacções de que aqui se fala. No tempo de Eça, a relação com o Brasil era afectada por juízos eurocêntricos, quando não mesmo por gestos sobranceiros; mas algumas décadas depois, um escritor como Vitorino Nemésio (na sua Revista de Portugal) e um movimento como o neo-realismo souberam encontrar no Brasil e na sua literatura focos de atracção incensamente projectados sobre a cultura e a literatura portuguesas. Por fim, a música e a poesia de Caetano Veloso celebram as seduções eróticas do idioma e o potencial de carnavalizada renovação linguística que as "confusões de prosódia" encerram.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.