Dialéticas da inclusão e da exclusão: lideranças portuguesas de São Paulo e a questão da invisibilidade
Palavras-chave:
Migração portuguesa, políticas migratórias, políticas associativas, Estado-naçãoResumo
O trabalho procura elaborar um panorama das tensões e dos interesses, dos sentidos e dos significados, que estão por trás de diferentes interpretações e reações de lideranças associativas lusas de São Paulo às políticas de inclusão/exclusão do Estado português baseadas num projeto de nação desterritorializada. Visando explorar o âmbito macropolítico e transnacional em que se insere esse projeto e suas conexões com o universo micropolítico das disputas entre associações na cidade de São Paulo, o texto toma por eixo a questão da invisibilidade dos imigrantes portugueses na sociedade brasileira no discurso das lideranças associativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.