Os circuitos comerciais das empresas do ramo de tecidos, roupas e armarinhos do Rio de Janeiro: o estudo de dois casos
Palavras-chave:
comércio, moda, Rio de JaneiroResumo
O artigo tem como objetivo analisar o comércio de importação, atacado e varejo do ramo de tecidos, modas e armarinho do Rio de Janeiro, um dos mais importantes da conjuntura de expansão do fim do século XIX até a crise das décadas de 20 e 30 do século XX, período de elevada imigração portuguesa que dominou a atividade mercantil da capital do Brasil. A principal fonte documentária usada foi a correspondência inédita de um comerciante português que descreve com perspicácia e estilo elegante o ambiente da época, as condições de trabalho cm Portugal e no Brasil e os circuitos europeus de importação que incluíam os principais centros capitalistas: Paris, Londres, Berlim, Praga, Budapeste, Viena. Esta e outras fontes, tais como jornais, analisam a formação da moda no Rio de Janeiro com as adaptações do modelo importado ao gosto e clima locais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.