Personagens de culto: os grandes mitos de Portugal na colônia
Palavras-chave:
nacionalismo, históriaResumo
O imaginário da colônia portuguesa é povoado por símbolos que reforçam a sua identidade nacional. No decorrer do século passado, alguns nomes importantes da história e da vida contemporânea de Portugal passam a ser encaradas como verdadeiras "personagens de culto". Afonso Henriques, D. Nuno Alvares Pereira convivem no mesmo espaço simbólico onde passam a tramitar figuras atuantes, como António José de Almeida ou Gago Coutinho. Para além destes personagens, que são consenso em toda a comunidade emigrada, existem outros, delimitando o posicionamento político assumido, como Salazar, consagrado pela "direita", e Norton de Matos, um dos escolhidos à esquerda. Nosso objetivo é traçar a trajetória de tais mitos, relacionando-os com a tipificação do "ser português" para o emigrante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.