Deus, holandeses e o destino de Portugal na imaginação social do Padre Vieira; dois ensaios
Palavras-chave:
Colonialismo, Portugal, HolandaResumo
O artigo reúne dois ensaios sobre textos de Vieira publicados na primeira metade do século XVII. Tratam da posição a ser tomada pelos reis portugueses diante das "invasões holandesas" no Brasil.
O primeiro é um Papel; escrita objetiva, trata de fatos e oferece comentários que ajudem os mandatários portugueses a escolher entre acordos de paz e a continuação da guerra. Vieira analisa as possibilidades de Portugal e seus efeitos para o império luso.
O segundo texto comentado é um Sermão. Típico dos sermões de Vieira, este tem escrita (fala) bem diferente do Papel; as cores são vivas, a emoção impulsiona o texto. Tem como principal foco de atenções a "atuação divina" naquela disputa.
Ambos os textos se deixam vincular pela índole teleológica do discurso vieiriano e por seu desejo de manter e expandir o império português.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.