Nossa Senhora de Nazaré em Morro Vermelho: memória coletiva e história
Palavras-chave:
memória e históriaResumo
Buscando identificar relações entre história e memória coletiva, assim como vividas e representadas pelos próprios sujeitos da experiência, examina-se - na perspectiva na psicologia social fenomenológica - a elaboração da experiência típica de uma comunidade rural tradicional mineira, Morro Vermelho, no que toca à sua mais importante tradição local, a saber, a devoção e celebração da festa de Nossa Senhora de Nazaré. Analisam-se depoimentos de 1 O sujeitos que relatam as origens portuguesas da tradição bem como seu significado atual daquela figura sagrada para a comunidade local. Analisam-se também depoimentos colhidos no momento em que tomaram conhecimento de detalhes da história da padroeira trazidos de Portugal e da própria cidade portuguesa de Nazaré pelo pesquisador. Os resultados indicam que elementos históricos estão contidos na memória coletiva local, tanto consciente quanto inconscientemente (a figura dos mouros, a memória precisa do milagre a Roupinho, a origem portuguesa etc); valorizam prioritariamente as informações como objetos para a memória, mais do que para a história; confirmações históricas são valorizadas como evidências da confiabilidade das tradições locais; rematizam a origem portuguesa e a capacidade de memória da comunidade local como contribuição para toda a sociedade brasileira, e definem-se como guardiães da tradição inclusive para os próprios portugueses.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.