Entre átomos e letras: o clinâmen cinepoético de Manuel Gusmão
Resumo
Este trabalho propõe a análise da dinâmica cinematográfica presente na poesia de Manuel Gusmão. Observar-se-á, então, o movimento de desvios e declinações dos “átomos linguísticos”, assim como o diálogo estabelecido pelo poeta-crítico com o clinâmen lucreciano, de De rerum natura. Essa mobiliza- ção verbo-visual leva-nos também às concepções recorrentes na obra do referido autor, entre elas as de constelação temporal, de antropogênese e de reinvenção da origem, que enfatizam a ideia de repetição diferida e de-vagar e solicitam do leitor/espectador uma “implacável paciência”. Com essa perspectiva, além do ensaísmo de Manuel Gusmão, recorreremos às abordagens teórico-críticas de Michel Serres, Gilles Deleuze, Fernando Guerreiro e Walter Benjamin.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.