Agostinho da Silva - intrépido iniciador luso-brasileiro
Palavras-chave:
Agostinho da SilvaResumo
Agostinho da Silva, que hoje aqui lembramos, foi uma conjunção feliz e rara de múltiplos talentos e múltiplas pulsões: professor, filósofo, animador, sonhador e realizador pragmático de projectos, viajante, semeador, convivente, ele soube, para tantos de nós, aparecer no momento próprio, com a palavra certa capaz de apaziguar a nossa angústia e pacificar os nossos demónios. Pessoalmente, num dos momentos mais cruciais da minha vida, com uma carreira interrompida e todos os demónios interiores à solta, o encontro com alguns livros de Agostinho foi decisivo: a harmonia discreta das suas palavras certeiras mas não invasoras, que transfiltravam uma vida bem pensada e sentida, trouxe-me o bálsamo e alguma energia de que necessitava para retomar um percurso rico mas perturbado. Para sempre lhe fiquei grato e, mesmo ainda antes de o conhecer, tive-o como um dos meus melhores amigos. Falámo-nos uma única vez, porque eu vivia longe. Mas Agostinho da Silva arranjava inúmeros modos de nos falar. Livros, folhetos, entrevistas, cartas de vários sobrescritos, tudo era lenha para a sua boa fogueira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.