Aliança lusófona
Palavras-chave:
nação lusófonaResumo
No culminar de uma aventura histórica iniciada há quinhentos anos por Pedro Álvares Cabral, começou a construir-se esta portentosa nação lusófona que é hoje o Brasil. Cabral foi portador de uma determinada matriz linguística, mas estava decerto muito longe de imaginar que o idioma usado pelo seu cronista Pero Vaz de Caminha, no extraordinário relato que fez desse Novo Mundo pleno de maravilhas que apenas entrevia, haveria poucos séculos mais tarde de tornar-se elemento constitutivo fundador da grande nação brasileira, veículo de comunicação de uma das mais fortes, afirmativas e genuínas culturas do nosso mundo. Acho que nem mesmo Camões sonharia que volvidos quinhentos anos a língua a que deu forma clássica em Os Lusíadas, haveria de cumprir-se com tamanha pujança nos trópicos; e que graças à extraordinária criatividade e plasticidade do povo brasileiro ganhou inovadoras e enriquecedoras sonoridades, "com açúcar", como dizia Eça de Queirós, ou novas e imaginativas expressões que abriram inexplorados espaços e dimensões para a nossa língua comum.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.