Antes sem pão do que sem pátria: o anti-portuguesismo nos anos da década de 1920
Palavras-chave:
Semana de Arte ModernaResumo
Muito antes de Oswald de Andrade ter escrito a famosa frase acima parodiando Shakespeare e ter pregado a deglutição da cultura européia para se chegar a atualização da cultura brasileira, ou, mesmo antes do desdobramento do Pau-Brasil em Antropofagia e do verde-amarelismo em Anta, dentro do contexto da Semana de Arte Moderna de 1922, a questão do nacionalismo já era antiga na vida da República. Contudo, na década de 1920 surgia revitalizada, como abre-alas daquele momento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.