Antropologia urbana entre Portugal e o Brasil: algumas reflexões pessoais
Palavras-chave:
Antropologia urbanaResumo
O ponto de partida desta reflexão decorre de um facto aparentemente simples: apesar de uma óbvia e inegável proximidade histórica e linguística que deveria, talvez, facilitar a comunicação entre a antropologia portuguesa e a antropologia brasileira, ambas se têm desenvolvido de costas voltadas uma para outra, registando uma "relação de evitamento" quase paradoxal (para não dizer mesmo alheamento ou, utilizando a feliz expressão de Eduardo Lourenço, uma "não relação"). Contudo, nos últimos anos, uma relação recente com a antropologia brasileira tem propiciado uma abertura disciplinar a nível empírico, temático e metodológico na antropologia portuguesa, relação esta que motivou o curto texto que se segue, cujo único objectivo é o de levantar algumas questões sobre o processo de construção do campo científico da antropologia urbana em Portugal, tomando como fonte inspiradora o caso brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.