O Brasil na historiografia portuguesa oitocentista
Palavras-chave:
historiografia portuguesaResumo
Para além da retórica política da irmandade de Portugueses e Brasileiros é hoje um dado adquirido a extrema complexidade das relações Portugal/Brasil. No final do século XIX, Sampaio Bruno, num controverso livro intitulado O Brasil mental (1898) afirmava: "se o Brasil mal aprecia Portugal, Portugal, em certa maneira, completamente ignora o Brasil." 1 As ideias gerais, indiferenciadamente aplicadas a sociedades muito diversas quer do ponto de vista cultural, quer étnico ou religioso comportam sempre um risco de simplismo. Seja como for, haverá algo de verdade nesta asserção de Bruno, se pensarmos no modo como certos sectores sociais da grande nação brasileira se relacionaram com Portugal. Já no que respeita à suposta ignorância do Brasil entre os Portugueses, talvez fosse mais pertinente remeter para o plano do mito, de uma imagem desfocada da realidade brasileira - em larga medida alimentada pelo tipo do emigrante, o ''brasileiro" de toma viagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.