Gândavo na Província de Santa Cruz, quinhentos anos depois
Palavras-chave:
Província de Santa CruzResumo
Pero de Magalhães de Gândavo, autor do livro que inaugura a história e a geografia brasileiras em língua portuguesa, é hoje uma das figuras mais esquecidas (ou ignoradas) dos nossos anos fundadores. Em meio a tantas publicações sobre o Descobrimento, que ultrapassam a mera efeméride e indicam um amplo e democrático processo de redescobrimento de nossa história, tivemos muitas cartas de Caminha, várias revisões históricas, e até uma versão ultra-modernizada de Hans Staden, o pioneiro. Mas, infelizmente para o leitor moderno, nada de Gândavo e de sua ainda hoje brilhante História da província Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil, que continua dormitando no setor de Obras Raras das bibliotecas ou em edições esgotadas e inacessíveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.