Rememoração no espaço artístico-literário luso-brasileiro: entrevista com Rosa Esteves, museóloga e artista visual, sobrinha-neta de Eunice Peregrina de Caldas
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2023.n50a849Palavras-chave:
Eunice Peregrina de Caldas, Arte, Lembrança, Resgate, Scavenger methodologyResumo
Eunice Peregrina de Caldas, figura pioneira do feminismo no Brasil, tendo atuado na fundação do Liceu Feminino Santista (Caputo, 2008, p. 21), foi também uma poetisa e autora de inúmeras obras, incluindo a antologia Amphitrite (1924). Seu nome, por outro lado, figura somente em um dicionário literário brasileiro: o primeiro volume da Enciclopédia de Literatura Brasileira (Coutinho et al, 2001). A pesquisadora Melissa Mendes Caputo conseguiu reunir diversos elementos biográficos desta escritora, mas sobressalta a dificuldade deste feito e denuncia a “ausência de uma mentalidade histórica e cultural de preservação” (Caputo, 2008, p. 21). Isto se trata de uma tendência repetida em diversos quadros transnacionais: no período que segue o fim da Belle Époque, gradualmente, uma parte da cena literária se enfraquece, especialmente a dos escritos homoeróticos e femininos, devido à repressão e aos movimentos de censura entre 1920-1930. Assim, atestamos um desaparecimento quase total de documentos de ordem primária relacionados a algumas dessas escritoras. Em diversos níveis, o acesso aos espólios dessas autoras é, senão limitado, completamente inexistente. Numa perspectiva de reconstrução, a fim de preencher algumas lacunas biobibliográficas, o interesse deste trabalho é de abordar essa questão no espaço literário luso-brasileiro, a partir do caso de Eunice Caldas, abordando também os modos de rememoração no espaço artístico, por meio da entrevista com a artista Rosa Esteves.
Downloads
Referências
CALDAS, Eunice. Amphitrite. São Paulo: Typ. Paulista, 1924.
CAPUTO, Melissa Mendes Serrão. Eunice Caldas – uma voz feminina no silêncio da História (1879-1967). Dissertação de Mestrado em Educação. Santos: Universidade Católica de Santos, 2008.
CANÇADO, Maura Lopes. O Hospício é deus. São Paulo: Círculo do Livro, 1991. ISBN-10 : 8533200102.
COUTINHO, Afrânio; SOUSA, J. Galante (Dirs.). Enciclopédia de literatura brasileira. 2. ed. / rev., ampl., atual. e il. sob a coordenação de Graça Coutinho e Rita Moutinho. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Dep. Nacional do Livro: Global, 2001.
ESTEVES Rosa. De todo coração, 2013. Disponível em: https://www.rosaesteves.com/de-todo-cora%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 24 mar. 2023.
ESTEVES Rosa. A casa da minha tia, 2014. Disponível em: https://www.rosaesteves.com/a-casa-da-minha-tia. Acesso em 24 mar. 2023.
ESTEVES Rosa. O Espírito Feminino, 2020. Disponível em: https://www.rosaesteves.com/o-esp%C3%ADrito-feminino. Acesso em 24 mar. 2023.
ESTEVES Rosa. Louca, 2020. Disponível em: https://www.rosaesteves.com/louca-2020. Acesso em 24 mar. 2023.
ESTEVES Rosa. Eu e o mar, 2020. Disponível em: https://www.rosaesteves. com/eu-e-o-mar-2020. Acesso em 24 mar. 2023.
HOOBLER, Dorothy; HOOBLER, Thomas. Os crimes de Paris – O roubo da Mona Lisa e o nascimento da criminologia moderna. São Paulo: Três Estrelas, 2013.
HORTA, Vera. Apud: ESTEVES, Rosa. Horizontes Internos, 2019. Disponível em: https://www.rosaesteves.com/horizontes-internos. Acesso em 24 mar. 2023.
OLIVEIRA, Adrienne Firmo de. Apud: ESTEVES, Rosa, Luz, 2016. Disponível em: https://www.rosaesteves.com/. Acesso em 24 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.