Como perceber e atuar no mundo: as categorias da experiência em Finisterra, de Carlos de Oliveira
Resumo
As categorias cenopitagóricas de Peirce – primeiridade, segundidade e terceiridade – são utilizadas neste artigo como uma possível chave de leitura de três formas de representação descritas no romance Finisterra: paisagem e povoamento, de Carlos de Oliveira: o desenho da criança, a fotografia do pai e a pirogravura da mãe. As categorias de Peirce permitem elucidar no romance três modos muito distintos de relação entre sujeito e mundo e de representação artística da realidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.