Le Livre de L’Inde de Duarte Barbosa (c. 1516)
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2025.n54a1364Palavras-chave:
Renascimento português, colonialismo português, Duarte BarbosaResumo
Livro resenhado:
BARBOSA, Duarte. Le Livre de L’Inde de Duarte Barbosa. Tradução de Michèle Guéret-Laferté e Rafael Afonso Gonçalves. Paris: Chandeigne, 2023.
Downloads
Referências
BARBOSA, Duarte. Le Livre de L’Inde de Duarte Barbosa. Tradução de Michèle Guéret-Laferté e Rafael Afonso Gonçalves. Paris: Chandeigne, 2023.
MACHADO, Everton V. O orientalismo português e as Jornadas de Tomás Ribeiro: caracterização de um problema. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2018.
THE BOOK of Duarte Barbosa. Tradução de Lansel Longworth Dames. Londres: The Hackluyt Society, 1918-1921 (2 v.).
O LIVRO de Duarte Barbosa (edição crítica e anotada). Edição de Maria Augusta da Veiga e Sousa. Lisboa: Ministério de Ciência e da Tecnologia, 1996 (2 v).
RAMUSIO, Giovanni Battista. Navigazioni e viaggi. Edição de Marica Milanesi. Turim: Giulio Einaudi, 1978 (6 v.).
SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Tradução de Rosaura Aichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
XAVIER, Ângela Barreto; Županov, Inês G. Catholic orientalism: Portuguese empire, Indian knowledge (16th-18th centuries). Oxford: Oxford University Press, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luís André Nepomuceno

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.