Caminhos da literatura infantojuvenil: jornadas transatlânticas
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2020.n44a410Palavras-chave:
literatura infantojuvenil, identidade, lusofonia, língua portuguesaResumo
O presente artigo procura realizar uma leitura crítica sobre a importância da literatura infantojuvenil para a disseminação das culturas do Brasil e de Portugal entre os jovens, levando em conta a problemática dimensão em nossos dias dos conceitos de cultura e identidade. O artigo apresenta também uma breve análise do papel do livro na construção e formação do ser humano. Analisaremos também o papel das literaturas infantojuvenil no Brasil e em Portugal e os esforços para sua disseminação e maior intercâmbio cultural entre os países. Para isso, analisamos estudos sobre literatura, sociologia e relações internacionais, com destaque para Ramos e Navas (2016), Rocha (1992), Candido (2004), Meireles (2016), Eagleton (2006) e Hunt (2010).
Downloads
Referências
ANDRUETTO, Maria Teresa. Por uma literatura sem adjetivos. Tradução Carmem Cacciacarro. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vá¬rios escritos. 4 ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul; São Paulo: Duas Cida¬des, 2004.
DARNTON, R. História da leitura. In: BURKE, P. (org.). A escrita da histó¬ria. Tradução Magda Lopes. São Paulo: Editora Unesp, 1992.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Tradução Wal¬tensir Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
MACHADO, Ana Maria. Contracorrente: conversas sobre leitura e políti¬ca. São Paulo: Ática, 1999.
MEIRELES, Cecília. Problemas da literatura infantil. 4. ed. São Paulo: Global, 2016.
MENNA, Lígia. A literatura infantil além do livro. Rio de Janeiro: Bone¬cker, 2019.
MURARGY, Murade. Divulgar e preservar o patrimônio imaterial da CPLP. In: PEREIRA, Celina; AFONSO, José; CERQUEIRA, Sidney (org.). Contos tradicionais da CPLP. Audiolivro. Maia: Sersilito, 2014. Disponí¬vel em: https://www.cplp.org/Default.aspx?ID=4547. Acesso em: 19 out. 2019.
NETO, Leonardo. Duas brasileiras entre as cinquenta maiores editoras do mundo, Publishnews, São Paulo, 5 set 2017. Disponível em: https:// www.publishnews.com.br/materias/2017/09/05/duas-brasileiras-entre-as-50-maiores-editoras-do-mundo. Acesso em: 16 nov. 2019.
OLIVEIRA, Iris Filomena Mendes de. Obras de literatura infantojuvenil portuguesa no mercado livreiro e editorial brasileiro em 2010 e 2011. 2013. Dis¬sertação (Mestrado em Educação) — Faculdade de Educação da Universi-dade Estadual de Campinas, Campinas, 2013. Disponível em: http://reposi-torio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/250740. Acesso em: 5 mai. 2020.
PEREIRA, Celina; AFONSO, José; CERQUEIRA, Sidney (org). Contos tra-dicionais da CPLP. Audiolivro. Maia: Sersilito, 2014. Disponível em: ht-tps://www.cplp.org/Default.aspx?ID=4547. Acesso em: 19 out. 2019.
PNBE. Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil, 1999. Disponível em: http://www.fnlij.org.br/site/pnbe-1999.html. Acesso em: 9 jan. 2020.
RAMOS, Ana Margarida; NAVAS, Diana. Literatura juvenil dos dois lados do Atlântico. Porto: Tropelias & Companhia, 2016.
ROCHA, Natércia. Breve história da literatura para crianças em Portugal. 2. ed. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, Ministério da Educação, 1992.
TORRADO, António. Donzela que vai à guerra. Ilustrações Daisy Startari. Aparecida, SP: Santuário, 1994. (Coleção Luso-afro-brasileira. Série Santa Maria, Pinta e Nina).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.