Caminhos da literatura infantojuvenil: jornadas transatlânticas

Autores

  • Clarisse Dias Pessôa Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.37508/rcl.2020.n44a410

Palavras-chave:

literatura infantojuvenil, identidade, lusofonia, língua portuguesa

Resumo

O presente artigo procura realizar uma leitura crítica sobre a importância da literatura infantojuvenil para a disseminação das culturas do Brasil e de Portugal entre os jovens, levando em conta a problemática dimensão em nossos dias dos conceitos de cultura e identidade. O artigo apresenta também uma breve análise do papel do livro na construção e formação do ser humano. Analisaremos também o papel das literaturas infantoju­venil no Brasil e em Portugal e os esforços para sua disseminação e maior intercâmbio cultural entre os países. Para isso, analisamos estudos sobre literatura, sociologia e relações internacionais, com destaque para Ramos e Navas (2016), Rocha (1992), Candido (2004), Meireles (2016), Eagleton (2006) e Hunt (2010).

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Biografia do Autor

Clarisse Dias Pessôa, Universidade Federal Fluminense

É pós-graduanda no curso de especialização em Li­teratura Infantojuvenil, na Universidade Federal Fluminense. Graduada em Letras – Português/Inglês, pela Universidade Estácio de Sá. Atua como coordenadora pedagógica das séries iniciais do ensino fundamental na rede particular de ensino de Niterói-RJ.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Pessôa, C. D. (2020). Caminhos da literatura infantojuvenil: jornadas transatlânticas. Convergência Lusíada, 31(44), 337–352. https://doi.org/10.37508/rcl.2020.n44a410