Império-minuto: (im)pactos da memória em A noite das mulheres cantoras, de Lídia Jorge
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2022.n48a502Palavras-chave:
Lídia Jorge, Memória coreografada, Personagens femininas, Violências simbólicas, SilênciosResumo
Este trabalho volta-se à obra A noite das mulheres cantoras (2011), da escritora portuguesa Lídia Jorge. No romance, acompanhamos a história de um grupo de cinco mulheres cantoras em suas buscas pelo estrelato. Nesse ínterim, destaca-se uma narradora retornada de África, fraturada e assombrada por traumas de seu próprio passado. Para Maria Graciete Besse (2013, p. 126), o olhar de Lídia Jorge “resgata do silêncio os contornos porosos da estranheza e da diferença”, com isso à vista, interessa-nos refletir sobre os pactos de silêncio e as violências simbólicas presentes na narrativa, assim como seus impactos no desenvolvimento das personagens femininas. Finalmente, nos é caro investigar de que formas a estrutura da narrativa atua como metáfora da fragmentação da memória de quem narra e, porque não, do próprio passado.
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Referências
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