Frei Manuel do Cenáculo no panorama intelectual de Setecentos: o Erudito e o Mecenas
Palavras-chave:
Frei Manuel do Cenáculo (1724-1814), primeiras bibliotecas públicas de Portugal, acção mecenáticaResumo
Pretende-se situar a figura de Frei Manuel do Cenáculo (1724-1814), eclesiástico, historiador, político, reformador e filósofo no Portugal de Setecentos. Destaca-se a sua actividade como humanista, arqueólogo e bibliófilo, sem esquecer o seu protagonismo em todas as reformas do ensino. A correspondência assídua com os eruditos do tempo, a sua atenção ao movimento editorial europeu e o empenho na compra de livros que constituiriam os núcleos fundacionais das primeiras bibliotecas públicas do país - com destaque para a do seu Convento, a de Beja, a da Real Biblioteca Pública da Corte (1796) e a de Évora - são outros temas desta abordagem que retrata um saber enciclopédico e uma generosa acção mecenática em prol do saber científico e das letras portuguesas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.