Profetismo e Iluminismo no Terremoto de Lisboa de 1755
Palavras-chave:
Imaginário Social, Psicologia Social, História Cultural, Igreja nos séculos XVII e XVIII, Semântica históricaResumo
O "Terremoto de Lisboa" é a expressão lingüística de conjunto do que, em perspectiva realista, seria uma "configuração" de evidências concretas a observar com "respeito aos fatos''. Uma soma de lendas, investigações, repercussões, constituíram na memória social uma "obviedade" que cria duplo "obstáculo epistemológico". O primeiro o de sua reificação; considera-se o "fenômeno" como "evidente", "real", "óbvio", "consensual". O segundo, de empiricismo mais sofisticado, diria que "há um fenômeno real a respeito do qual podemos ter diferentes pontos de vista''. Ou seja, já há um "objeto definido" aceito e sobre o qual teremos "visões" a ponderar. Autores, contrastantemente conhecidos; Voltaire, Rousseau e Malagrida podem nos ajudar a observar entraves significativos à constituição do "terremoto de Lisboa".
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.