"Muito d'Alma" ... a amizade literária entre João do Rio e João de Barros, cartas de 1912 a 1921
Palavras-chave:
correspondência, João do Rio, João de BarrosResumo
A correspondência enviada por João do Rio ao português João de Barros, entre 1912 e 1921, é o testemunho de uma grande cumplicidade literária e pessoal. As cartas fornecem elementos importantes sobre as condições de vida e as relações entre imprensa e literatura no início do século 20. As missivas retratam ainda a conjunção existente na época entre vida literária e vida política tanto em Portugal como no Brasil. Militantes ativos de uma aproximação cultural luso-brasileira, os dois criadores da revista Atlântida trabalharam em prol da criação de uma área cultural que hoje chamaríamos de lusófona. Escritas num período de recrudescência dos nacionalismos que levariam às duas grandes guerras do século passado as cartas de João do Rio vêm fornecer informações inéditas sobre sua relação com Portugal e a colônia portuguesa do Rio de Janeiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.