Agostinho e a Literatura Portuguesa
Palavras-chave:
Agostinho da Silva, Portugal, Brasil, Divulgação cultural, Literatura Portuguesa, Eça de Queiroz, Esperanto, Educação para a Cidadania, Mundo Novo, Heterónimos, Fernando PessoaResumo
Neste ano de 2006, em que se comemoram cem anos sobre o nascimento de Agostinho da Silva, propomo-nos reflectir sobre a produção literária do autor que, no século XX, ficou conhecido em Portugal pela sua obra de democratização da cultura realizada através da redacção das Biografias e dos Cadernos de divulgação cultural e, no Brasil, pela fundação de Universidades e Centros de Estudos. Partindo da análise de algumas obras de Agostinho faremos uma rápida abordagem ao evoluir da Literatura Portuguesa, dando particular atenção a alguns dos autores por ele estudados, a saber: Fernão Lopes, Camões, Padre António Vieira, Almeida Garrett e sobretudo Eça de Queiroz e Fernando Pessoa. Abordaremos ainda alguns dos seus ensaios literários, textos de ficção e poesia. Ao analisar o estilo e prosa de Agostinho veremos de que forma as suas propostas se enquadram na Literatura Portuguesa do século XX e se apresentam como contributo para a compreensão do seu ideário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.