Deus e liberdade em Agostinho da Silva
Palavras-chave:
Dogma, Cosmos, Dialética, Criança, PedagogiaResumo
Relativamente a Deus, o pensamento de Agostinho da Silva não se circunscreve ao dogma nem ao niilismo racionalista, mas centra-se no sopro cósmico e no criativo imaginário humano. Eis uma noção do absoluto consubstancial à divindade. Assim, a relação existente/não-existente ou visível/invisível não furta ao mistério a sua fatia nem cega o fio da razão. Essa dialética, menos hegeliana que platônica, põe a questão de Deus e Liberdade desvelando a semântica. A generosa complexidade de suas noções informa o exercício da pedagogia fecunda que distingue o autor entre os melhores pensadores da filosofia portuguesa, repleta de inteligência criativa e comportamento ético. Será a conjunção perfeita entre a cosmologia e as intuições da fé, que na força do Amor, segundo Dante, "move o Sol e as outras estrelas"; confirma-o sua própria visão do futuro, "o reinado da criança e a sacralização dos animais e de Lodo o resto".
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.