António Nobre, Alphonsus de Guimaraens e outros simbolistas - lntertextualidades
Palavras-chave:
Simbolismo, Nobre, Alphonsus, popular, musicalidadeResumo
Antonio Nobre e Alphonsus de Guimaraens destacam-se no contexto do Simbolismo português e brasileiro, respectivamente, pois através de inovações estético-formais e temáticas desenvolveram aquela sensibilidade poética não à moda do Simbolismo francês, como Eugénio de Castro e Cruz e Souza, por exemplo, mas sim a sua moda. Nobre e Guimarães distinguem-se porque, no contexto de suas respectivas gerações, poetizaram o apego ao local de origem e ao que lhe é típico, porque, ao valorizar o popular, introduziram em seus poemas a oralidade, da qual advém, em parte, a musicalidade, tão cara aos simbolistas, alguns elemenos de fé cristã popularmente vivenciada, o cotidiano das regiões provincianas. Essas inovações antecipam recursos relacionados a um dos principais pontos do programa poético modernista: o volksgeist.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.