Cosmovisões lusitanas rasuradas : o jogo paródico n’O Kit de Sobrevivência do Descobridor Português no Mundo Anticolonial
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2023.n49a755Palavras-chave:
Poesia portuguesa contemporânea, Patrícia Lino, ParódiaResumo
Reflexão sobre as estratégias de composição da obra O Kit de Sobrevivência do Descobridor Português no Mundo Anticolonial, de Patrícia Lino, a partir da perspectiva da transcontextualização irônica presente na reescrita paródica. Examina-se como o jogo imagem/poema-piada desestrutura discursos preconceituosos e escancara pensamentos latentes no imaginário português sobre a (falsa) soberania do império em relação às ex-colônias. Destaca-se, por meio da recodificação irônica, a desconstrução de lugares de fala heteronormativos que revelam, além da homofobia, a misoginia, o racismo e a xenofobia.
Downloads
Referências
GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia: ensinamentos das formas de arte no século XX. Tradução Tereza Louro Pérez. Lisboa: Edições 70, 1985.
LINO, Patrícia. Contra a anestesia, a gargalhada corrosiva: sobre o processo de escrita d’O Kit de Sobrevivência do Descobridor Português no Mundo Anticolonial. Texto Poético, n. 17, v. 32, p. 225–247, jan./abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.25094/rtp.2021n32a764
LINO, Patrícia. O Kit de Sobrevivência do Descobridor Português no Mundo Anticolonial. 1. Ed. Juiz de Fora: Edições Macondo, 2020.
LINO, Patrícia. O Kit de Sobrevivência do Descobridor Português no Mundo Anticolonial. 2. Ed. Juiz de Fora: Edições Macondo, 2022.
LOPES, Adília. Bandolim. Porto: Assírio & Alvim, 2016.
LOPES, Adília. Dias e dias. Porto: Assírio & Alvim, 2020.
LOPES, Adília. Estar em casa. Porto: Assírio & Alvim, 2018.
LOPES, Adília. Manhã. Porto: Assírio & Alvim, 2015.
LOPES, Adília. Pardais. Porto: Assírio & Alvim, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.