Os manuscritos literários da Biblioteca de D. João, Príncipe Regente de Portugal
Palavras-chave:
Manuscritos literários, Biblioteca do Infamado, O HissopeResumo
Os manuscritos literários da Biblioteca de D. João, Príncipe Regente de Portugal
Discorre sobre os manuscritos literários da Biblioteca de D. João, Príncipe Regente de Portugal, rica em elogios, sermões, memórias, odes, cartas. Descreve a corre00 na produ00 de manuscritos, até o século XIY, através da prática do palimpsesto, e relaciona as diferentes versões de manuscritos, praticadas desde então, ressaltando a fragilidade dos suportes e tintas e a brevidade do registro, ante a perspectiva de transitoriedade do texto. No contexto desses enfoques, crara da Biblioteca de D. João, sediada no Palácio de Queluz e transferida para o Brasil com a Corte portuguesa. Conclui, destacando entre os cimélios literários da cole00, uma versão d' O Hissope, a obra-prima de Antônio Diniz da Cruz e Silva, poeta do século XVIII, de significativa importância nas literaturas portuguesa e brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.