A construção do olhar de Vieira da Silva

Autores

  • Ângela Ancora da Luz

Palavras-chave:

Arte moderna, pintura, abstracionismo

Resumo

Para se compreender a construção do olhar de Vieira da Silva, coma-se necessário observar sua vida entre Lisboa-Paris e Rio de Janeiro, analisando as influências recebidas no contexto cultural destes centros. O contato com os artistas franceses na Paris de 1927, quando a cidade era o pólo aglutinador de todas as tendências vanguardistas deve ser considerado. A vinda de Vieira da Silva para o Rio de Janeiro, por ocasião da II Guerra Mundial, num momento de grandes transformações culturais no país, seria outro ponto. Foi sob estas influências que se moveu o espírito de Vieira da Silva, na memória ancestral da arte de seu país, da azulejaria, dos motivos das bordadeiras, que impregnaram sua pintura e lhe conferiram a identidade de arrisca portuguesa, mesmo quando optou pela França para viver junto com Arpad Szenes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2002-12-30

Como Citar

Ancora da Luz , Ângela. (2002). A construção do olhar de Vieira da Silva . Convergência Lusíada, 17(19), 86–98. Recuperado de https://convergencia.emnuvens.com.br/rcl/article/view/769

Edição

Seção

Relações Luso-Brasileiras, Enlaces e Desenlaces