Notas para pensar a presença ibérica na obra de José Saramago
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2023.nEsp.a896Palavras-chave:
José Saramago, A Jangada de Pedra, As Pequenas Memórias, O Ano da Morte de Ricardo Reis, transiberismoResumo
Este artigo pretende refletir sobre o significado da questão ibérica em obras de José Saramago, sobretudo acerca da forma como essa perspectiva colabora para uma análise densa dos sistemas totalitários que ocuparam Portugal e Espanha por longo período e de como o imaginário por eles construído ainda se apresenta como um paradigma a ser questionado. Nesse sentido, indicará formulações presentes, por exemplo, em O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984), A Jangada de Pedra (1986) e n’As Pequenas Memórias (2006), compreendendo que o reiterado exercício crítico do autor propôs, com vigor, uma problematização das identidades culturais ibéricas e da forma como tais identidades dialogaram com as existentes em outros espaços geopolíticos. Destina-se, assim, a pensar o transiberismo de uma forma ampla, percebendo que, por meio dele, Saramago estabeleceu uma análise sociocultural dos distintos enlaces estabelecidos pelos países ibéricos, valorizando as tensões e o forte dinamismo presente no agenciamento de tais relações.
Downloads
Referências
BALTRUSCH, Burghard. A jangada da Europa à deriva – apontamentos sobre a actuali-dade d’A Jangada de Pedra de José Saramago, I Cátedra Internacional José Saramago, Vigo, 04 mar. 2017, acesso em 10 mar. 2022.
DELGADO, Antonio Sáez. Saramago, transiberista. In: REIS, Carlos (org.). José Sarama-go: nascido para isto. Lisboa: Fundação José Saramago, 2020, p. 47-61.
FEYRE, Gilberto. Aventura e rotina: sugestões de uma viagem à procura de constantes portuguesas de caráter e ação. Rio de Janeiro: José Olympio, 1953.
FEYRE, Gilberto. O mundo que o português criou. Rio de Janeiro: José Olympio, 1940.
FEYRE, Gilberto. Um brasileiro em terras portuguesas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1953.
PESSOA, Fernando. Problema ibérico. Disponível em http://arquivopessoa. net/typographia/textos/arquivopessoa-1226.pdf, acesso em 02 nov. 2022.
PISARELLO, Gerardo. ¿Un republicanismo trans-ibérico?”, CTXT: Contexto y acción, Madrid, n. 271, s.p., abril 2021. Disponível em: https://ctxt.es/ es/20150115/redaccion/36/Cuentas-qui%C3%A9nes-somos.htm?tpl=11, acesso em 06 mar. 2022.
SAID, Edward W. Representações do intelectual: as Conferências Reith de 1993. Trad. Milton Hatoum. São Paulo: Companhia das letras, 2005.
SALAZAR responde às pressões dos Estados Unidos. [S. l.; s. n.], 27 abr. 2010, 1 vídeo (1 min 13 s). Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=4RXsQ8x76fw. Acesso em 02 dez. 2022.
SARAMAGO, José. A jangada de pedra. Lisboa: Caminho, 1986.
SARAMAGO, José. As pequenas memórias. 2ª. reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 2006/2017.
SARAMAGO, José. Meditação sobe uma jangada, Blimunda, Lisboa, n. 55, p. 96-105, de-zembro 2016. Disponível em: https://blimunda. josesaramago.org/_blimunda/wp-content/uploads/Blimundas_pdfs/ BLIMUNDA-55-5.pdf, acesso em 02 mar. 2022.
SARAMAGO, José. O ano da morte de Ricardo Reis. 8ª. ed. Lisboa: Caminho, 1984.
SARAMAGO, José. Prólogo. In: MOLINA, César Antonio. Sobre el iberismo y otros escri-tos de literatura portuguesa. Madrid: Ediciones Akal, 1990. Disponível em https://estadoiberico.wordpress.com/2016/12/01/ bibliografia-iberista-x-mi-iberismo-jose-saramago-1990/, acesso em 07 mar. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.