O pensamento filosófico de Agostinho da Silva
Keywords:
Pensamento filosófico, Filosofia como reflexão, Filosofia como ars vivendi, Coordenadas fundantes da filosofia, Filosofia criacionistaAbstract
Expõe-se neste texto o teor e a qualidade do pensamento filosófico de Agostinho da Silva. Mostra-se que a tônica espiritual de Agostinho é itinerante, ontológica, religiosa e mística, sempre carregada da relação contextual da cultura lusíada. Agostinho cria doutrinas, teses e reflexões sobre o homem e o mundo. Mostra luz própria e coloca suas reflexões no caminho dos caminhantes da filosofia. De maneira adequada, usa a filosofia como reflexão. O grande destaque da natureza desta reflexão é a opção que Agostinho faz pela filosofia como pensamento vivo, dando à filosofia a função de ser uma teorização para a arte de bem viver. A filosofia de Agostinho caracteriza-se também como um instrumento ancilar, ou seja, a filosofia é prestadora de serviços. Entre esses serviços, vemo-la como ato teorizante e fundante da descoberta e exercício da identidade portuguesa e também como instrumento pedagógico para orientação e doutrinação da missão de Portugal no mundo. Ao lado disso, há textos que a colocam a serviço da hermenêutica da história e da cultura e do destino de Portugal. Na tentativa de mostrar os caminhos da identidade portuguesa, Agostinho recorre à idéia criacionista, mostrando que é o próprio homem que tem de abrir horizontes para a construção de seus caminhos. Essa idéia criacionista era uma idéia preferencial que seu mestre Leonardo Coimbra defendia desde a publicação de seu livro O Criacionismo em 1912 e que mais tarde levou para a Faculdade de Letras do Porto. No decurso de suas explanações opta pela filosofia como ato vital. A filosofia será por isso, no fundo, conforme expõe claramente em Sete cartas a um jovem filósofo, acima de tudo, uma teorização básica sobre a arte de viver - o que termina por ser uma adesão à tese da philosophia ut ars vivendi, na seqüência de grandes outros mestres numa linha que vem desde Platão, seguindo adiante através de Santo Agostinho, São Boaventura, Pascal e Henri Bergson.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Convergência Lusíada agree with the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC-BY-NC 4.0) that allows others to share the work with an acknowledgment of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors may enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal’s published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
Revista Convergência Lusíada is licensed under a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.