Mofina e Cananeia: o teatro religioso tardio de Gil Vicente
Abstract
O artigo analisa dois autos religiosos de Gil Vicente, Mofina Mendes e Cananeia, escritos em 1534, no final da vida do autor, quando ele retomou a temática devocional, depois de um longo percurso no teatro satírico e laudatório, entre comédias e farsas. Considerando a temática evangélica da “ovelha perdida” como motivo literário da redenção, cuja estrutura de “perda, busca e reencontro” está no capítulo 15 do Evangelho de Lucas, Gil Vicente apresenta esses dois autos como forma de refletir sobre a conversão e a salvação dos gentios e dos estrangeiros. O mestre português voltava a seu primeiro teatro religioso, produzido até 1519, à época em que buscava representar o sacramento da penitência, mas também ampliava outras questões sobre a ortodoxia católica, como a conversão das “terras estrangeiras”.Downloads
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Published
2017-06-18
How to Cite
Nepomuceno, L. A. (2017). Mofina e Cananeia: o teatro religioso tardio de Gil Vicente. Converência Lusíada, 25(32). Retrieved from https://convergencia.emnuvens.com.br/rcl/article/view/92
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VARIA
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